Diário de Liv

sábado, janeiro 28, 2006

.
.
"Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...
.
Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!"
.
Florbela Espanca

Vai...
"Para sonhar o que poucos ousaram sonhar. Para realizar aquilo que já te disseram que não podia ser feito. Para alcançar a estrela inalcançável. Essa será a tua tarefa: alcançar essa estrela. Sem quereres saber quão longe ela se encontra; nem de quanta esperança necessitarás; nem se poderás ser maior do que o teu medo. Apenas nisso vale a pena gastares a tua vida.
.
Para carregar sobre os ombros o peso do mundo. Para lutar pelo bem sem descanso e sem cansaço. Para enxugar todas as lágrimas ou para lhes dar um sentido luminoso. Levarás a tua juventude a lugares onde se pode morrer, porque precisam lá de ti. Pisarás terrenos que muitos valentes não se atreveriam a pisar. Partirás para longe, talvez sem saíres do mesmo lugar.
.
Para amar com pureza e castidade. Para devolver à palavra "amigo" o seu sabor a vento e rocha. Para ter muitos filhos nascidos também do teu corpo e - ou - muitos mais nascidos apenas do teu coração. Para dar de novo todo o valor às palavras dos homens. Para descobrir os caminhos que há no ventre da noite. Para vencer o medo.
.
Não medirás as tuas forças. O anjo do bem te levará consigo, sem permitir que os teus pés se magoem nas pedras. Ele, que vigia o sono das crianças e coloca nos seus olhos uma luz pura que apetece beijar, é também guerreiro forte. Verás a tua mão tocar rochedos grandes e fazer brotar deles água verdadeira. Olharás para tudo com espanto.
.
Saberás que, sendo tu nada, és capaz de uma flor no esterco e de um archote no escuro. Para sofrer aquilo que não sabias ser capaz de sofrer. Para viver daquilo que mata. Para saber as cores que existem por dentro do silêncio. Continuarás quando os teus braços estiverem fatigados. Olharás para as tuas cicatrizes sem tristeza. Tu saberás que um homem pode seguir em frente apesar de tudo o que dói, e que só assim é homem.
.
Para gritar, mesmo calado, os verdadeiros nomes de tudo. Para tratar como lixo as bugigangas que outros acariciam. Para mostrar que se pode viver de luar quando se vai por um caminho que é principalmente de cor e espuma. Levantarás do chão cada pedra das ruínas em que transformaram tudo isto. Uma força que não é tua nos teus braços. Beijá-las-ás e voltarás a pô-las nos seus lugares.
.
Para ir mais além. Para passar cantando perto daqueles que viveram poucos anos e já envelheceram. Para puxar por um braço, com carinho, esses que passam a tarde sentados em frente de uma cerveja. Dirás até ao último momento: "ainda não é suficiente". Disposto a ir às portas do abismo salvar uma flor que resvalava. Disposto a dar tudo pelo que parece ser nada. Disposto a ter contigo dores que são semente de alegrias talvez longe. Para tocar o intocável. Para haver em ti um sorriso que a morte não te possa arrancar. Para encontrar a luz de cuja existência sempre suspeitaste."
PAULO GERALDO.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

"Reciprocidade ou vingança?"

Coluna Paulo Angelim

Quando perguntado se perdoava a quem o tinha ofendido, Gandhi respondeu: "Mas ninguém me ofendeu".

"Se você acha que isso é platônico, como você acha que Gandhi liderou o movimento de não violência que culminou com a independência da Índia? Agora olhe para si, e veja se você tem sido uma caixa de ressonância, devolvendo ao mundo o que este tem lhe enviado. Ou se tem sido um filtro para o mundo, eliminando impurezas e devolvendo recursos sadios, que alimentam e enriquecem a vida das pessoas. Ainda na Bíblia, encontramos a seguinte sabedoria de Salomão: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira".

.

Cuidado para não estar dando vazão a sentimentos negativos como a vingança, usando como pretexto a justiça. Se justiça é imputar a alguém uma pena por um erro cometido, lembre-se que não pode existir maior pena e dor do que o outro reconhecer na alma que está agindo injustamente. Você somente conseguirá isso se retribuir aos outros com amor as pedras que esses têm lhe jogado. É fácil? NÃO! É possível? SIM! Quem consegue? Somente os poderosos, somente aqueles que amam. Tente. Você, antes mesmo do mundo, será o primeiro beneficiado."

§ § §

Infelizmente tem muita gente doente nesse mundo!!! Pessoas que precisam superar a sua própria mediocridade mas não conseguem por que estão totalmente poluídas e possuídas por energias negativas! Pessoas que não sabem conviver com os piores sentimentos humanos e por isso vivem na escuridão. Mas a vida é muito justa, pois o mal que criamos se voltará contra nós mesmos na mesma intensidade! E que para estes, certas dívidas, ou pecados, ou carmas, o que seja, irá demorar uma eternidade...

.
"A inveja raramente é preguiçosa"
R. Greene
.
"Não estarei destruindo meus inimigos quando os transformo em amigos?"
Abraham Lincoln
.
"Quem não quer bem a si mesmo não há de querer bem aos outros."
A Kner

segunda-feira, janeiro 23, 2006

"Vivendo e Aprendendo"

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a raça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.
.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas que nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não deve se comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser. Descobre que leva muito tempo para se tornar a pessoa que você quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo; mas que, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que, algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute, quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer, não significa que esse alguém não o ame com todas as forças, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém algumas vezes, você tem que aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que, com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que, não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você junte os seus cacos.
.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... Que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe, depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"
William Shakespeare

PARA SER HUMANO

"1. Você receberá um corpo - você pode gostar dele ou odiá-lo, mas ele será seu durante essa existência.

2. Você aprenderá lições - Você está matriculado numa escola informal, de período integral, chamada vida; A cada dia, nessa escola, você terá a oportunidade de aprender lições; Você poderá gostar das lições ou considerá-las irrelevantes ou estúpidas.

3. Não existem erros, apenas lições - O crescimento é um contínuo processo de experimentação; As experiências que não dão certo fazem parte do processo, assim como as bem sucedidas.

4. Cada lição será repetida até que seja aprendida - Cada lição será apresentada a você de diversas maneira, até que a tenha aprendido; Quando isso ocorrer, você poderá passar para a seguinte.

5. O aprendizado nunca termina - Não existe nenhuma parte da vida que não contenha lições; Se você está vivo, há lições para aprender.

6. "Lá" não é melhor do que "aqui" - Quando o seu "lá" se tornar em "aqui", você simplesmente encontrará outro "lá" que parecerá novamente melhor do que o "aqui".

7. Os outros são apenas seus espelhos - Você não pode amar ou detestar algo em outra pessoa, a menos que isso reflita algo que você ama ou detesta em si mesmo.

8. O que fizer de sua vida é responsabilidade sua - Você tem todos os recursos de que necessita. O que fará com eles é de sua responsabilidade. A escolha é sua.

9. As respostas estão dentro de você - Tudo o que tem a fazer é observar, ouvir e acreditar.

10. Você se esquecerá de tudo isto!"

Twyla Nitsch, Anciã da tribo Iroquois

sábado, janeiro 21, 2006

"Eu sou somente as minhas circunstâncias"

"EU

Sou tempestade e sou também bonança,

Quero e desdenho da mulher amada,

Eu sou o beijo de amor e sou espada,

Eu sou a decisão e a esquivança.

Eu sou conservador e sou mudança,

Eu sou o sol e a noite enluarada,

Eu sou o tudo e também sou o nada,

Quando sou velho quero ser criança.

Sou andarilho e também sedentário,

Eu sou o ódio e sou a tolerância,

Eu sou a Bíblia, o Corão e o Rosário.

Sou guerrilheiro de muitas militâncias,

Porém não sou revolucionário.

Eu sou somente as minhas circunstâncias."

Barros Alves


Minha definição sobre os Capricornianos:

Um ser pensante... alguém que pensa em si e nos outros; que busca sua vitória e que esta possa beneficiar o máximo de pessoas; aquele que aconselha, que ameniza, que consegue ter amizades sinceras; aquele que sabe viver sozinho e ao mesmo tempo com uma multidão; que usa sua elegância, seu jogo de cintura nas situações mais adversas; que tem dificuldade de se abrir por que está tão acostumado a ouvir todo mundo; aquele que não gosta de dar o braço a torcer por que é teimoso; aquele que tem coragem quando a maioria entrega o jogo; que consegue ser sensato em total desespero...

Em fim... os capricornianos são racionalmente sensíveis, loucamente sensatos, caretas supermodernos, crianças maduras, corajosamente medrosos, mentirosos verdadeiros, convencionais hipócritas, capitalistas revolucionários, tímidos excêntricos, sinceramente cínicos, moralmente imorais, religiosamente céticos, altruístas exibidos, criativos monótonos, ardentemente frios, descontroladamente equilibrados, sábios ignorantes, apaixonados calculistas, perfeitamente seres humanos...

§ § §

“Pensando assim, eu sou do bem:
Eu quero o bem, e o bem que eu quis,
Se ao menos foi bem para alguém,
É menos mal: me fez feliz!”
Ederson Peka
§ § §

“Esquecer é uma necessidade.
A vida é como uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”
Machado de Assis

"Tristeza me desculpe, saudade me perdoe ... "

Tristeza e eu não combinamos

"Tristeza me desculpe, saudade me perdoe, mas a minha ansiedade não resiste a beleza da vida, e eu quero amar, quero sair, quero viajar, não suporto a angústia, e para mim, a solidão tem cheiro de naftalina.
.
Não adianta, eu e a tristeza não combinamos, ela prefere o isolamento, eu adoro os amigos, ela quer o choro, eu prefiro rir, rio até de mim, em tudo ela vê tragédia, eu, oportunidades, ela quer a prisão, e eu a liberdade, ela ouve músicas que trazem lembranças, eu canto a esperança...
.
A tristeza pega sempre de surpresa, quem ainda não entendeu a fórmula do amor: se amamos apenas o que pensamos possuir, isso não é amor, é egoísmo se amamos excessivamente os bens que conquistamos, isso não é amor, é avareza, se amamos o que os outros possuem, isso não é amor, é inveja, se amamos e insistimos em fazer alguém feliz, sem esquecer da própria felicidade...
.
...descobrimos finalmente que o amor é um dar-se sem fim, é um querer além do querer-se, um encontro com a própria alma, que suspira apaixonada pela presença de outra alma, almas que se encontram na caminhada, na longa estrada, que insistimos em chamar de vida."
Paulo Roberto Gaefke

quinta-feira, janeiro 19, 2006

... DOIS PONTO SEIS...




Minha estrela brilha... não mais que a sua, não mais que a de ninguém!!!











Simplesmente brilha por que sou um ponto de luz nesta Existência!! É uma luz que me guia, me protege e me vigia todos os dias! Por isso não preciso comemorar mais um ano de vida, mas sim, comemorar no mundo a minha presença! Não importam os motivos... o que importa é ter uma razão para estar vivo! Sei que minha estrela um dia perderá a vida, mas jamais perderá o brilho!
§ § §

* * * FESTA ANOS 90 * * *

2.6 Muuuuuito bem vividos!!!!!!!!


Existência: 07/01/1980... 07/01/2006...

terça-feira, janeiro 17, 2006

REFLEXÕES PARA 2006

"A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la."

* * *

"Se amas alguém, deixa-o em liberdade. Se ele voltar, foi porque precisou. Se ele não voltar, foi porque precisou." (Escrito num muro em Buenos Aires e anotado por Fabiana Riboldi).

* * *

"Não adianta "fecharmos as cortinas da janela da alma" a fim de levarmos uma vida de sonhos - repleta de pensamentos e vazia de experiências, atenuando ou impedindo os estímulos externos." (Wainy)

* * *

"A felicidade não é uma coisa que se experimenta; é algo que se recorda".(Oscar Levant)

* * *

"Quem ama nada teme, nem lhe pode atingir dano algum: tu o vê frio no fogo e seco no mar. Amante é aquele que no fogo infernal se esfria; sábio é aquele que no mar permanece seco".

* * *

"Felicidade é a certeza de que a vida não se está passando inutilmente."
(Érico Veríssimo)

* * *

"Nossa vida só faz sentido quando melhoramos a de outra pessoa."

* * *

"Quando você se faz responsável pelos outros, acaba se tornando irresponsável consigo mesmo."
(Luiz A. Gasparetto)

* * *

"Não tenho necessidade de nenhuma outra fé senão a minha fé nos seres humanos. Estou tão absorto no milagre da Terra e da vida sobre ela que não posso pensar no céu nem nos anjos. Tenho o bastante para esta vida. Se não há outra, basta esta para que tenha valido a pena eu ter nascido ser humano."


domingo, janeiro 15, 2006

"A arte de não adoecer"
Dráuzio Varella

Se não quiser adoecer, fale de seus sentimentos
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo, repressão de sentimentos degenera até o câncer. Vamos desabafar, confidenciar, partilhar intimidades, segredos, pecados. Diálogos, falas, palavras são poderosos remédios, excelente terapia.

Se não quiser adoecer, tome decisão
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer, busque soluções
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa, que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer, não viva de aparências
Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar impressão de que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho, está acumulando toneladas de peso, uma estátua de bronze com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas, ter muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer, aceite-se
A rejeição a si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer, confie
Quem não confia não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer, não viva sempre triste
O bom humor, a risada, o lazer e a alegria recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. O bom humor nos salva das mãos do doutor. Alegria é saúde e terapia.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Agradecimento!

EU EXISTO !

"Meu Deus, obrigada eu existo!
Eu posso mover as mãos, posso sentir sensações
Posso chorar e sorrir, posso até discutir
Meu Deus, obrigada eu existo!
Eu posso amar e sofrer, eu posso lutar e perder
Posso ver, posso não ver
Meu Deus, obrigada eu existo!
Eu posso viver de ilusão, posso até me debater
Posso ser anonimato, mas só em "ser" eu existo!
Meu Deus, obrigada eu existo!
Não paro de agradecer
Este amor que me enganou, esta dor que estou sentindo
Esta vida tão mal paga, esta comida sem sal
Esta roupa tão rasgada,
Ver as pessoas mentindo, Mas tudo isso é existência …
Meu Deus, obrigadaeu existo!"

Célia Pedroso

segunda-feira, janeiro 09, 2006

SAUDADE DE BARRA GRANDE!!!!

Foto tirada na Praia de Barra Grande - Península de Maraú - BA


Quero Ver
Maskavo

"Eu nao fiz nada o dia inteiro

O tempo passa nao retorna mais

A tarde cai, sobe o nevoeiro

Poeira seca nao me deixa em paz

E o sol profundo de cor avermelhada

Mostrar ao mundo toda a perfeicao

E traz à vida toda a simplicidade

Os bons momentos nunca passam em vao

Eu quero ver quando o sol se por

E a brisa que passar por mim

E que me levara pra voce

E quando surge uma estrela lá em cima

Divide espaço com os raios de luz

É um momento que ninguem imagina

A cor do ceu ja passou pelo azul

Eu nao fiz nada o dia inteiro

A tarde cai vai escurecer

Nao me arrependo ter ficado de bobeira

Os bons momentos nao esquecerei"

Sinto muita falta desse lugar... e não exagero quando falo que é o Paraíso perdido... ainda é. Tal vez algum dia não seja mais. Mas por enquanto, quero deixar registrada toda a beleza desse pedacinho do planeta, e todo encanto e magia que este lugar me proporciona... foi tão imediato que mal consigo refletir sobre tudo. A energia das pessoas, da natureza, dos momentos... foi bom demais! Andar na praia mais bela, dançar o forró na beira do mar, sentir o vento e a cachoeira... encontrar comigo mesma... era assim que eu queria começar esse ano!!!!!!

"Este Ano"

"Este ano juramos sempre a união
E pensamos, será diferente
Eu me engano, ela esquece o que prometeu
E passa sem me dizer porquê
A dúvida dentro de você é medo!
Este ano como nos outros esperei,
que fosse tudo diferente
Este ano, passa mês, muda estação
Mas sua cara eu já conheço
Se esconde entre a fé e a decepção
Eu te espero mas desta vez sei porquê
Nem sempre a porta abrirá
Às vezes a sorte falha
Nem sempre é como a gente quer
Cada ano que passa me faço a mesma promessa
No ano que vem, desta vez eu sei,
Será diferente"
Plebe Rude

domingo, janeiro 08, 2006

.
.
.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha".

Álvaro de Campos
.
.

sábado, janeiro 07, 2006

SIGNO DE CAPRICÓRNIO

"Décimo signo do Zodíaco, Capricórnio inaugura uma estação - o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Cardinal, portanto movimentador, senhor do tempo e dos grandes projetos, o capricorniano tem como objetivo a construção de algo para o bem maior. Como todo signo social (acima do horizonte), este é devotado ao mundo das relações humanas. Mas Capricórnio é dedicado à sociedade porque deseja realizar obras para a posteridade.
.
Mais do que devotado ao que considera sua obrigação (o melhoramento das pessoas e das estruturas que atendem às necessidades humanas), Capricórnio é dotado de uma grande capacidade de resistir às frustrações e de se submeter a condições inóspitas para conseguir realizar um objetivo. Talvez por isso deseje tanto ver o reconhecimento social de seu esforço. A segurança que este signo deseja criar é conseqüência de seu modo de ser leal e determinado.
.
Algumas vezes, Capricórnio parece tranqüilo, mas no fundo um turbilhão pode estar agitando a alma sensível deste nativo, cujo símbolo é a cabra-peixe, um animal fabuloso que relembra sua ligação com as águas. Observador e de difícil aproximação, Capricórnio despreza a subserviência, a bajulação e o servilismo. É o tipo que prefere "morrer de pé" do que ceder em seu orgulho ferido. Fiel, confiável, sério e responsável, este signo tem lá suas pequenas loucuras, que podem se traduzir de diversas formas.
.
Capricórnio quer sempre alcançar e permanecer no alto, de onde possa olhar o mundo, que no fundo despreza. Todas as ciências humanas exercem grande atração para este signo, que aprende com elas a lidar melhor com os sistemas e estruturas que compõem a sociedade. Mas, em qualquer campo, Capricórnio deseja se destacar como o melhor, mesmo pagando um preço alto por isso, como a diminuição do tempo de lazer.
.
No amor, é um signo controverso. Sensual, gosta de carinho, mas teme quem se aproxima de repente. É fiel e constante e não deseja perder o que conquistou, pois demora muito a abrir seu espaço emocional e se fere com muita facilidade quando enganado em seus princípios. Altamente sexualizado, só consegue se expressar em um ambiente de confiança e amor, desprezando os aspectos frívolos da relação. Leva tudo à sério e assim espera ser tratado."
Horóscopo UOL

.
FATOS HISTÓRICOS DO DIA 7 DE JANEIRO
1610 - O astrônomo Galileu Galilei avista quatro luas do planeta Júpiter.
1791- A Assembléia Constituinte Francesa cria as patentes de invenções.
1835 - Começa no Pará a Guerra da Cabanagem, revolta popular de um governo revolucionário de moradores de regiões ribeirinhas. Eles anunciam a autonomia de sua província até que Dom Pedro II atingisse a maioridade.
1875 - Nasce Manuel Aranaz Castellanos, escritor cubano.
1895 - A Coréia declara a sua independência da China.
1929 - Surge em quadrinhos um dos personagens mais famosos da história: Tarzan.
1977 - Um grupo de intelectuais tchecos escrevem a chamada Carta dos 77, um documento que exige do Governo de Praga o respeito pelos direitos humanos e civis dos cidadãos.
1985 - Estados Unidos e URSS recomeçam a ter diálogos para as negociações sobre desarme nuclear e espacial, vindo dos quatro anos de Guerra Fria.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

QUEM SOU EU????????????

VISIONÁRIA PROCURA ONÍRICA
.
Estou falando sozinha de tanto desejar
Desejos de vidro e não de brilhante
Vou a procura, como que a delirar
Ser eu mesma de uma forma constante.
.
A noite vejo melhor do que de dia
Sinto-me plena, sinto mais prazer
Vivi o que o sol não me permitia
Esqueci até do que me fazia sofrer
.
Estou perdida, isso eu sei
Mas estou longe para querer voltar de onde parti
E nem sei ao certo se um dia em algum lugar fiquei
Não sei como continuar a seguir...
.
Procurar eu mesma será loucura?
Só preciso me reconhecer e crer
Que chegou o fim da procura
Ou mesmo da loucura, o que possa ser.
.
Apesar da pouca inspiração, ainda posso escrever
Por isso criei um próprio automatismo psíquico
Nas profundezas do meu inconsciente pude ver
Coisas tão belas que ultrapassam este plano físico

Tudo que vejo não há similar concreto
E tudo que sinto se mostra inimigo
Mas nada do que eu escreva será completo
Nada pode mostrar a poesia que carrego comigo.

LVM
§ § §

UMA MENINA

Uma menina, que de menina não tinha nada e tinha tudo
Gostava de ler, de contar piada
Que vivia apaixonada, sem coragem de ser atirada
Vivia de pensamento, morria de descontento
Uma menina que entendia de tudo
Mas que no fundo experimentou pouco,
Um pouco do nada do seu mundo
Muito era amor, que fez durar tanta dor
Oposta por aquela alegria de menina-maluquinha
Uma menina que a todos dizia e ao mesmo tempo se calava
Era feliz a cada dia, era triste em todas as palavras

LVM

§ § §

* Poema escrito em 22 de setembro de 1998

Ninguém saberá amá-la, tanto é... que nunca foi amada. Como decifrar o seu enigma, sua estranheza bem definida? Fragmentos de sua vida: em tudo foi escrito por nada.
.
Era liliforme na presença, contradição de sentimentos, monumento de indecência; Seu viver é a sua própria perdição, seu sofrimento era a sua paixão e não tantas caras e tantos nomes.
.
Como segui-la... se ela não sabe por onde anda? O que ela procura é a própria procura de ser quem ela deveria ser. Pudera medi-la, mas ela é a completa exceção! Ela não é digna nem de sim, nem de não. Diferente é uma palavra familiar, mas pequena ao lado de tal dimensão.
.
A noite poderia ser o seu nome e lividez o seu codinome, no mais real dos significados. Ser alva na própria escuridão, maldar com a própria inocência, mortificar o próprio coração, o próprio ser, a dita presença. Não há proteção que a proteja, não há comprovação que tenha te provado, pois ninguém ainda provou do seu logrado.
.
Predestinação ao precipício e ao paraíso... Até quando os seus olhos verão este mundo? Esta sua visão... ver o que não é santo, ver o que não há juízo... Preferiu a dor de ser incomum.
.
Tudo isso por causa do que é simples, mas complexo; O que é grande, mas discreto; O que é mágico, mas verídico; Tudo isso por causa do amor!

LVM

A semana é ...

"Para um preso: menos 7 dias.
Para um doente, mais 7 dias.
Para os felizes, 7 motivos.
Para o rico, 7 jantares.
Para o pobre, 7 fomes.
Para a esperança, 7 novas manhãs.
Mas para a insônia, 7 longas noites.
Para os sozinhos, são 7 chances.
Para os ausentes, 7 culpas.
Para um cachorro, 49 dias.
Para uma mosca, 7 gerações.
Para o empresário, 25% do mês.
Para os economistas, 0,019 do ano.
Para o pessimista, 7 riscos.
Mas para o otimista, 7 oportunidades.
Para a terra, 7 voltas.
Para o pescador, 7 partidas.
Para se cumprir um prazo, pouco.
Para criar o mundo, o suficiente.
Para uma gripe, a cura.
Para uma rosa, a morte.
Para a História, nada,
Mas para a vida, tudo.
E para você?
A semana para nós pode ser muito tempo, pois em um segundo
podemos tomar decisões que nos marcam para o resto da vida
"